Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Vem aí a Semana Mundial de Aleitamento Materno

O Brasil ocupa o segundo lugar no ranking de países capazes de atingir a meta de redução da mortalidade infantil

A Semana Mundial de Aleitamento Materno acontecem entre os dias 2 e 8 de agosto -
A Semana Mundial de Aleitamento Materno acontecem entre os dias 2 e 8 de agosto -

Na próxima semana a Secretaria Municipal da Saúde, através das Unidades Básicas de Saúde, realizará ações com o intuito de orientar as gestantes e as mães que estão amamentando sobre a importância do aleitamento materno. As atividades em comemoração a Semana Mundial de Aleitamento Materno acontecem entre os dias 2 e 8 de agosto.

Na manhã desta sexta-feira (30) um grupo de gestantes do bairro Vila Piloto participou de uma palestra com orientações sobre amamentação ministrada pelas enfermeiras Adriana Spazzapan; Polyana Rossino Cestari, e a coordenadora da Saúde da Criança e Aleitamento Materno, Elaine Regina Prudêncio da Silva.

Segundo a coordenadora da Saúde da Criança e Aleitamento Materno, todas as Unidades Básicas de Saúde do município irão participar da Semana Mundial de Aleitamento Materno desenvolvendo atividades de acordo com as necessidades do local.

“Todas as unidades irão participar com os grupos de gestantes e também com as orientações dos agentes comunitários de saúde nas casas. Em Três Lagoas as unidades da Vila Piloto, Santa Luzia, Paranapungá e Vila Haro já foram capacitadas pela Rede Amamenta Brasil, e para atender as gestantes e as mães que realizam o aleitamento vamos intensificar as oficinas de capacitação nas outras unidades de saúde”, informou Elaine Regina.

A coordenadora ainda acrescentou: “vamos realizar também o curso de manejo clínico da lactação para as enfermeiras da atenção básica e dos hospitais do município”, reforçou Elaine.

Na área da Atenção Básica à Saúde, a Estratégia Saúde da Família, desde a sua criação, em 1993, vem se consolidando como um dos eixos estruturantes do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio de um movimento de expressiva expansão de cobertura populacional, aprimorando em muito o acesso da população às ações de saúde.

Recentemente, o Unicef, em sua publicação “Situação Mundial da Infância 2008 – Sobrevivência Infantil”, reconheceu a Estratégia Saúde da Família como uma das principais políticas adotadas pelo País responsável pela redução da mortalidade infantil nos últimos anos.

Segundo dados do Unicef, o Brasil ocupa o segundo lugar no ranking de países capazes de atingir a meta de redução da mortalidade infantil em dois terços, de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, da Organização Mundial da Saúde. O Brasil apresentou expressiva evolução na redução da mortalidade na infância entre 1990 e 2006, o que permite prever o cumprimento da meta muito antes do pactuado.

Rede Amamenta Brasil

A rede Amamenta Brasil tem como diretrizes a construção de um novo paradigma para o ensino e a aprendizagem do aleitamento materno na atenção básica à saúde; o reconhecimento à historicidade do saber e respeito à visão de mundo do aprendiz e o respeito à realidade de cada local.
Tem como principais objetivos:
– Contribuir para aumentar os índices de aleitamento materno no Brasil;
– Contribuir para o desenvolvimento de competências nos profissionais de saúde para se tornarem agentes de mudança no ensino e aprendizagem do aleitamento materno visando uma prática integralizadora;
– Discutir a prática do aleitamento materno no contexto do processo de trabalho das UBS;
– Pactuar ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno a partir da realidade das UBS;
– Monitorar os índices de aleitamento materno das populações atendidas pelas unidades básicas de saúde certificadas.