RÁDIOS
Mato Grosso do Sul, 24 de abril

Event Horizon captura imagem de buraco negro

Imagens podem ajudar cientistas a entender melhor os buracos negros

Por Redação
02/08/2021 • 08h03
Compartilhar

A equipe de astrônomos que há dois anos capturou o primeiro close-up de um buraco negro gigante, localizado no centro da galáxia Messier 87 (M87), acaba de dar um zoom em um segundo gigante um pouco menor na próxima galáxia ativa, Centaurus A. O feito, documentado na revista científica Nature Astronomy, foi realizado pela equipe do Instituto Max Planck de Radioastronomia em Bonn, na Alemanha.

A imagem, capturada pelo Event Horizon Telescope (EHT), deve ajudar a resolver questões sobre como esses centros galácticos canalizam grandes quantidades de matéria em feixes poderosos e os disparam por milhares de anos-luz no espaço.

Juntas, as imagens sustentam a crença dos teóricos de que todos os buracos negros operam da mesma maneira, apesar das enormes variações em suas massas. “Isso é muito bom”, disse o astrônomo Philip Best, da Universidade de Edimburgo, sobre a nova imagem do EHT. “A resolução angular é surpreendente em comparação com as imagens anteriores desses jatos”, afirmou Best. (informações Tecmundo)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Últimas Notícias