Veículos de Comunicação

POLÍTICA

Assembleia aprova início do tombamento das línguas indígenas de Mato Grosso do Sul

Projeto reconhece sete idiomas tradicionais como patrimônio cultural imaterial e integra pacote de propostas votadas pelos deputados estaduais nesta quinta-feira

Projeto contempla sete idiomas tradicionais - Foto: Agência Brasil
Projeto contempla sete idiomas tradicionais - Foto: Agência Brasil

Os deputados estaduais de Mato Grosso do Sul aprovaram nesta quinta-feira (23) o projeto que dá início ao processo de tombamento das línguas indígenas faladas no estado. A votação ocorreu durante sessão ordinária da Assembleia Legislativa (Alems)

De autoria da deputada Gleice Jane (PT), o Projeto de Decreto Legislativo 05/2025 foi aprovado em discussão única e segue agora para promulgação. A proposta reconhece como patrimônio cultural imaterial os idiomas Guarani, Kaiowá, Terena, Kinikinau, Kadiwéu, Guató e Ofayé, falados por povos originários que vivem em Mato Grosso do Sul.

Além do projeto sobre as línguas indígenas, outras quatro propostas foram aprovadas. Em redação final, os deputados aprovaram o Projeto de Lei Complementar 03/2025, do Governo do Estado, que amplia as possibilidades de lotação para delegados de polícia de classe especial, conforme as necessidades do serviço público.

Em primeira discussão, foram aprovados dois projetos: um de Pedrossian Neto, que obriga empresas beneficiadas por incentivos fiscais a destinar parte do Imposto de Renda para fundos voltados a crianças, adolescentes e idosos; e outro do Poder Executivo, que cria condições especiais para o pagamento de dívidas do ICMS, com descontos em juros e multas, dentro do programa de Refis.

As matérias seguem agora para novas análises nas comissões ou para sanção do governo, conforme o andamento de cada uma.

*Com informações da Alems