RÁDIOS
Paranaíba, 26 de abril

Prefeitura lança Refis para negociação de débitos com descontos de até 100%

O cidadão que optar por refinanciar dívida com o município, terá remissão total ou parcial de multas e juros dos créditos

Por Alex Santos
08/10/2021 • 16h57
Compartilhar

Programa de recuperação de débitos fiscais (REFIS) já está em vigor em Paranaíba, após aprovação e publicação no Diário Oficial da Assomassul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul).

Conforme a Secretaria Municipal de Finanças e Planejamento, o Refis 2021 possibilita os cidadãos paranaibenses regularizarem suas dívidas ativas até o dia 31 de dezembro.

O cidadão que optar por refinanciar dívida com o município, terá remissão total ou parcial de multas e juros dos créditos de natureza tributária inscritos em dívida ativa e anistia de penalidades aplicadas pela infração a legislação tributária municipal, que se encontra em fase de cobrança administrativa ou judicial.

CULTURA PBA: BANNER INSTITUCIONAL
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, tem o objetivo de garantir receitas para os cofres públicos do município.

O município tem crédito tributário a receber no valor de R$ 144.957.887,19, dentre créditos inscritos em dívida ativos, não inscritos e débitos já parcelados.

Adesão ao Refis 2021

O cidadão deverá comparecer na Prefeitura, no setor de Tributos, para fazer adesão ao programa. Para pagamento à vista ou em 10 parcelas, haverá a exclusão de 100% de juros, multa de mora e penalidades aplicadas;

Pagamento realizado em 11 até 30 parcelas iguais e mensais, a redução de é de 90% do valor dos juros e da multa;

Para pagamento de 31 a 60 parcelas iguais e mensais, a redução é de 80% do valor dos juros e da multa;

Quanto aos débitos em discussão judicial ou administrativa, que não tenham sido inscritos em dívida ativa ou estejam com exigibilidade suspensa, caso o contribuinte demonstre interesse do REFIS, os débitos poderão ser inscritos no momento do pedido.

O vencimento da primeira parcela ou da parcela única terá até o último dia do mês da formalização do pedido, e das demais 30 dias após o vencimento da parcela imediatamente anterior.

Nenhuma parcela poderá ser inferior a R$ 60,00 (sessenta reais).

Quebra de acordo 

A falta de pagamento de 03 parcelas consecutivas ou não, implicará o vencimento antecipado de todo o débito remanescente, independentemente de qualquer aviso e notificação tomando exigível todo o saldo devedor, além de juros de mora e correção monetária e envio para protesto.

O não pagamento da parcela única ou da primeira parcela em até 30 dias do seu vencimento implica o cancelamento do parcelamento e envio dos débitos para protesto.

No caso de cancelamento de parcelamentos anteriores a esta Lei, será permitida a repactuação de parcelamento do débito, que deverá ter como primeira parcela o valor mínimo de 40% do valor do débito atualizado.

O pagamento de parcela fora do prazo legal implicará cobrança da multa moratória de 0,66% por dia de atraso sobre o valor da parcela devida e não paga, até o limite de 20% acrescido de juros de 1% ao mês de atraso.

Para os débitos inscritos em Dívida Ativa e já ajuizados incidirão também custas, despesas processuais e honorários advocatícios devidos em razão do procedimento de cobrança da Dívida Ativa, nos termos da legislação aplicável.

 (Com Assessoria)

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Cultura FM 106,3 - Paranaíba