Paranaíba, 26 de outubro
27º C
(67)99272-4655

Paranaíba regride no Prosseguir e volta registrar casos e mortes por Covid-19

Cidade contabiliza 151 mortes causadas pela Covid-19 e 5.141 casos confirmados desde o início da pandemia

Por Alex Santos
02/10/2021 • 12h00
Compartilhar

Paranaíba regrediu para a fase vermelha na nova atualização do Programa de Saúde e Segurança na Economia (Prosseguir), divulgado na terça-feira (28). A última vez que o município recebeu a classificação vermelha foi no dia 25 de agosto, desde então, estava classificada na fase laranja, que representa grau médio de contágio da doença.

A classificação vermelha representa alto grau de risco de contágio da Covi-19. O novo bandeiramento tem relação aos casos de Covid notificados e óbitos registrados nas últimas semanas.

O município contabilizava 133 óbitos na última atualização do boletim no dia 11 de agosto, porém, a nova atualização mostra 151 mortes, por conta do falecimento de paranaibeneses em outras cidades.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, no dia 29 de setembro, um homem de 76 anos, com doenças pré-existentes, morreu em decorrência da doença.

“A bandeira mudou, porque tivemos novas internações na Ala Respiratória e na UTI”, disse Bianca Francielle de Oliveira Ferreira, coordenadora da Central Covid.

Mesmo após o fim do toque de recolher em Mato Grosso do Sul, anunciado dia 23 de agosto, com o avanço da vacinação, a pandemia da Covid-19 ainda causa preocupação em autoridades de saúde do município.

São recorrentes os registros de aglomerações em espaços públicos e eventos noturnos, sem distanciamento social e uso de máscaras por parte dos frequentadores.

De acordo com Antônio Carlos Gelamos, responsável pelo corpo de enfermeiros da Santa Casa, houve um aumento de pessoas sendo atendidas no Pronto Socorro e sendo isoladas com suspeita de contaminação pelo Coronavírus. Colaboradores da Santa Casa também testaram positivo para a doença. Os colaboradores são de diversos setores do hospital.

Paranaíba tem 5.141 casos confirmados desde o começo da pandemia. Além disso, o município está com 19 pessoas em isolamento domiciliar. “Precisamos estar atentos e não afrouxar as medidas sanitárias, para que não haja um aumento de novos casos. O alerta ainda para população é de manter as normas de distanciamento. Ainda não acabou a luta, mas estamos ganhando a batalha”, reforçou Antônio Carlos.

A prefeitura destacou que, mesmo sem decreto municipal que limite a movimentação da população e a realização de eventos, as medidas de biossegurança permanecem e as recomendações da Secretaria de Estado de Saúde precisam ser seguidas.

Gilson Piva Filho, médico veterinário da Vigilância Sanitária destaca a classificação do municipio no Prosseguir, e alerta para medidas afim de evitar aglomerações.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de Cultura FM 106,3 - Paranaíba