RÁDIOS
Três Lagoas, 28 de março

Rapadura de leite com amendoim

Chef Paulo Machado ensina receita

Por Paulo Machado/Ingrid Rocha
09/06/2021 • 11h00
Compartilhar

No Mercado Antônio Valente, o Mercadão de Campo Grande, há uma variedade grande de doces em barra para vender. São os doces de corte: geleia de mocotó, rapadura, rapadura de leite, e doces de leite com coco, com abóbora ou com amendoim. Escolhi este último, particularmente, pela importância do amendoim na cozinha de fronteira. O maní, como se chama este produto na Bolívia, entra em diversos preparos, como biscoitos, bolos, tortas e sopas. Tia Lola costuma usar rapadura em lugar do açúcar. A rapadura é muito utilizada no Pantanal, pois doces muito doces como este são levados nas comitivas como alimentos de “sustância”.


Ingredientes

1 litro de leite integral
1 kg de açúcar refinado
100 g de manteiga
300 g de amendoim torrado, sem sal e sem casca, inteiro
20 folhas de palha de milho

JPNEWS: BANNER RCN NOTICIAS PATROCINADO ATUALIZADO 27.03.2024
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 


Modo de preparar

Numa panela alta, leve o leite misturado com o açúcar ao fogo. Mexa com a colher de pau de vez em quando, até aparecer o fundo da panela. Adicione a manteiga e o amendoim (sem quebrá-lo). Bata com a colher de pau até que o doce fique açucarado e brilhante. Para verificar se está no ponto, retire uma porção, coloque num prato e deixe esfriar. Ele deve ter uma consistência uniforme, sem esparramar pelo prato. Retire o doce da panela e despeje em folhas de palha de milho (ou numa fôrma retangular de cerca de 15 cm x 7 cm).


Rendimento: 1 barra de rapadura.

Confira a coluna:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

Mais de JPNews Três Lagoas