Veículos de Comunicação

Cultura popular

Festa do Folclore reúne milhares de pessoas em quatro dias de programação em Três Lagoas

Considerada um dos maiores eventos culturais do município, a festa teve recorde de público neste ano

s shows nacionais atraíram multidões para a Esplanada da NOB
s shows nacionais atraíram multidões para a Esplanada da NOB

A 35ª edição da Festa do Folclore de Três Lagoas movimentou a cidade entre quinta-feira (21) e domingo (24), reunindo milhares de pessoas em torno da cultura popular, música, gastronomia e artesanato. O evento contou com ampla estrutura, praça de alimentação organizada, espaço exclusivo para barracas de comidas, bebidas e artesanato, além de muitos banheiros químicos à disposição do público.

Considerada um dos maiores eventos culturais do município, a festa teve recorde de público neste ano. Os shows nacionais atraíram multidões para a Esplanada da NOB, que recebeu uma grande tenda e três palcos. Na abertura, Nattanzinho levou o público ao delírio. Na sexta-feira, Eduardo Costa embalou a noite com o sertanejo, seguido de Fábio Júnior no sábado. O encerramento no domingo ficou por conta da banda Paralamas do Sucesso, que reuniu uma verdadeira multidão.

A segurança também foi destaque. O evento contou com câmeras de monitoramento e reconhecimento facial, acompanhados em tempo real pela Polícia Militar, além da presença de brigadistas. Um espaço de acessibilidade garantiu inclusão para cadeirantes, pessoas com mobilidade reduzida e crianças com autismo, que tiveram o “Dia do Silêncio” no parque de diversões.

A gastronomia foi um atrativo à parte, com cerca de 40 entidades oferecendo pratos típicos e mais de 20 opções de doces regionais. No domingo, a praça de alimentação esteve aberta para o almoço, com apresentações musicais de artistas locais. Mais de 50 expositores apresentaram peças artesanais que valorizaram a tradição e a criatividade da região. Além de fortalecer a cultura popular, a festa movimentou a economia local.

Criada em 1983, durante a gestão do ex-prefeito José Lopes, a Festa do Folclore nasceu com caráter educativo e se consolidou ao longo das décadas como uma das principais celebrações culturais da cidade, preservando tradições e fortalecendo a identidade regional.