Veículos de Comunicação

Oportunidade

Forte terremoto atinge o Haiti

Tremor de 7 graus na escala Richter destruiu prédios e abalou palácio presidencial; não há estimativa de mortes

Um forte terremoto atingiu o Haiti por volta das 20h de ontem (horário de Brasília), causando o colapso de edificações na capital, Porto Príncipe. Até ontem à noite, não se sabia o total de mortes e a extensão dos danos.

Conforme testemunhas, havia prédios em ruínas, entre eles um hospital, e pessoas gritando sob os escombros. Segundo uma TV local, o palácio presidencial ruiu, mas o embaixador haitiano nos EUA, Raymond Joseph, disse que o presidente René Préval está bem. Para Joseph, o tremor é "catástrofe de grandes proporções".

O Centro de Pesquisa Geológica dos EUA informou que o primeiro tremor, a 15 km da capital, atingiu 7 graus na escala Richter e foi seguido de outros dois, de 5,9 e 5,5 graus. Sentido na República Dominicana e em Cuba, o terremoto chegou a provocar alerta de tsunami, depois retirado, no Caribe.

Desde 2004, o Brasil lidera missão de estabilização da ONU composta por mais de 7.000 "capacetes azuis", 1.266 dos quais brasileiros. O embaixador no Haiti, Igor Kipman, que estava em Brasília, disse não haver feridos entre os brasileiros.