Veículos de Comunicação

Oportunidade

Lombada eletrônica reduz acidentes em até 70%

Funcionários e visitantes têm acesso a material informativo esclarecendo sobre o objetivo e a importância desse instrumento

As novas lombadas eletrônicas que já estão instaladas no Parque dos Poderes, na Capital, estão ativas e funcionando em caráter educativo até o início do próximo mês. Durante esse período, os motoristas que trafegam no local estão sendo orientados, através de faixas e panfletos, sobre o novo equipamento de segurança de trânsito.

Nas rotatórias de acesso ao Parque dos Poderes, foram instaladas faixas com orientação. Em todos os órgãos da administração que funcionam no Parque, funcionários e visitantes têm acesso a material informativo esclarecendo sobre o objetivo e a importância desse instrumento.

Segundo o Detran/MS, em locais onde o equipamento está instalado, o número de acidentes cai em média 70% e o trânsito está mais seguro. No informativo, o órgão de trânsito destaca que a lombada eletrônica é um equipamento altamente preciso que sinaliza e limita a velocidade de automóveis, diminuindo o risco de acidentes nas vias e oferecendo mais segurança para motoristas e pedestres.

A limitação de velocidade vai ajudar ainda na preservação ambiental, diminuindo atropelamentos e morte entre o grande número de animais silvestres que habitam a reserva do Parque do Prosa, dentro do Parque dos Poderes.

A lombada é de funcionamento simples. Quando o veículo passa pelos sensores, o equipamento calcula a velocidade e indica no visor. A imagem só é registrada se houver excesso de velocidade. Somente os motoristas que descumprem a sinalização e colocam em risco a vida de pedestres e de outros usuários são penalizados.

As lombadas estão sendo instaladas pelo Detran em parceria com a Prefeitura do Parque dos Poderes, em cinco locais. Ontem (12) começou a ser implantado o equipamento próximo ao Tribunal de Justiça e à Assembleia Legislativa. Outro equipamento já foi colocado na Avenida Desembargador Leão do Carmo Neto, próximo ao Tribunal Regional Eleitoral. Antes dessas, foram instaladas lombadas em dois pontos da Avenida do Poeta, em frente ao Posto dos Poderes e à Governadoria. Também serão colocados equipamentos na Avenida Projetada, em frente ao Centro de Educação Infantil José Eduardo Jallad e ao Ministério Público Estadual.