Veículos de Comunicação

Oportunidade

MS adere à Campanha 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres

A campanha em Mato Grosso do Sul será trabalhada em jornais, internet, outdoor, rádio e televisão

O Governo do Estado, por meio da Coordenadoria Especial de Políticas para as Mulheres é parceiro da campanha "16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres". A campanha é coordenada no Brasil pela  Ações de Gênero Cidadania e Desenvolvimento (Agende) e desenvolvida por uma grande rede de parcerias nacionais e adesões nos estados. A mobilização nacional começou no dia 20 de novembro quando se comemora o Dia Nacional da Consciência Negra e termina no próximo dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.

A campanha em Mato Grosso do Sul será trabalhada em jornais, internet, outdoor, rádio e televisão com o foco para o slogan da campanha que é “Uma vida sem violência é um direito das mulheres. Comprometa-se. Tome uma atitude. Exija seus direitos”. O material publicitário na televisão, por exemplo, chama a atenção para um índice: em 70% dos casos de violência contra a mulher, o agressor é o próprio marido ou companheiro.

“Queremos chamar a atenção para que a mulher busque ajuda, tome uma atitude e que possa enfrentar esta situação denunciando o agressor. Temos que despertar também na sociedade esta consciência e que se aproprie desta grande ferramenta jurídica que é a Lei Maria da Penha. A violência não é só vista como problema de segurança, mas de saúde pública. Para cada cinco anos de violência, a mulher compromete um ano de sua saúde”, informou a coordenadora de políticas para a mulher, Carla Stephanini.

Este ano o tema da campanha é focado nas chamadas violências “sutis”, ou seja, atos de violência moral, psicológica e de controle econômico e de sociabilidade, entre outros, considerados “normais” ou “naturais” por estarem arraigados nas relações de gênero e porque, muitas vezes, não são direta ou claramente percebidos como violência pela sociedade e pelas próprias mulheres vitimadas.

De acordo com a assessoria técnica da Coordenadoria da Mulher, Valéria MontSerrat, Mato Grosso do Sul será parceiro da campanha com a realização de diversas atividades, divulgação de material informativo para as mulheres e ainda participação nas campanhas realizadas pelas coordenadorias dos municípios. “Vamos priorizar a nossa participação nos eventos realizados pelas prefeituras divulgando projetos e ações do governo estadual. Além de entregar para a população folders, cartilhas e outros materiais educativos”, informou.

Ações

MontSerrat lembrou de algumas das ações realizadas pela coordenadoria e que serão divulgadas nos municípios. “Desde o ano de 2008 estamos realizando capacitações para o enfrentamento à violência contra a mulher. Já capacitamos integrantes das delegacias especializadas de atendimento à mulher, CRAS e CREAS, conselhos municipais de saúde, policiais civis e militares, numa média de participação de representantes de 68 municípios do estado”, disse.

Falta capacitar representantes do Centro de Atendimento à Mulher em situação de violência e criar outros noves centros onde existem as Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher. “Por enquanto temos os Centros nas cidades de Dourados, Campo Grande e Nova Andradina. Queremos capacitar também os operadores de Direito, como juízes e promotores”, completou. A expectativa é que as capacitações e criação dos Centros de Atendimento à Mulher sejam realizadas até a metade do ano que vem.

Outra ação da coordenadoria que também será divulgado durante esta campanha é a adesão no Pacto Nacional de enfrentamento à violência contra a mulher que foi assinada em março deste ano. “Realizamos um diagnóstico com levantamento das ações e projetos em Mato Grosso do Sul e apresentamos a proposta ao governo federal. Temos em vista seis projetos que já foram aprovados e estamos aguardando a liberação de recursos”, adiantou MontSerrat.

Campanha

A Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres, criada em 1991 por feministas e movimentos de mulheres vinculadas ao Centro para Liderança Global das Mulheres (Center for Womenss Global Leadership), é realizada em 159 países. Em âmbito internacional, a campanha começa no dia 25 de novembro – Dia Internacional da Não Violência contra as Mulheres com encerramento no dia 10 de dezembro – Dia Internacional .