Veículos de Comunicação

Esportes

Treslagoenses treinam para a Corrida de Reis

Para 2010, os organizadores contam com a participação de 10.000 atletas de Mato Grosso

Messias está confiante em melhorar a classificação final na prova -
Messias está confiante em melhorar a classificação final na prova -

A maior corrida de rua do centro-oeste brasileiro, a 26ª Corrida de Reis, acontece no próximo domingo, dia 10 de janeiro nas avenidas de Cuiabá e Várzea Grande, em Mato Grosso. A prova tem um percurso de 10 quilômetros, com largada próxima a Ponte Sérgio Mota, em Várzea Grande e chegada na Praça das Bandeiras, em Cuiabá. A largada será subdividida em três partes: Atletas Especiais largam às 7h45, Elite Feminina inicia às 8h00 e, por fim, Elite Masculina e Geral partem às 8h15.

Para 2010, os organizadores contam com a participação de 10.000 atletas de Mato Grosso, de outros estados brasileiros e até do exterior. O que atrai tantos corredores são a organização e a premiação, uma das maiores do Brasil. São dois carros zero quilômetro além da premiação em dinheiro. Três Lagoas estará representada por Messias Carneiro Dias, José Ricardo Moreira, Geraldino Pena e Elias Tavares, além de outras duas corredoras. Messias afirmou que não fez nenhum treinamento diferenciado para a prova. “O treino até agora foi normal. A gente vem de uma maratona em Dourados em Junho e já viemos treinando forte desde então e estamos com a resistência forte”, contou o atleta que disputa a categoria acima de 55 anos. Para ele seria melhor que chovesse. “Com a chuva seria bem melhor. Mas independente disso, a minha intenção é melhorar o meu tempo em um minuto e meio a dois minutos”, frisou.

Serão premiados com medalhas os três primeiros colocados de cada categoria (definida pela faixa etária). Ao todo, a corrida tem 20 categorias, sendo dez no masculino e dez no feminino. Para Messias não há chance de economizar durante a corrida. “São 10 quilômetros. Sinceramente, tem que sair ao máximo desde o início e no fim tem que ir para o limite mesmo, achar forças”, comentou.

Para facilitar a organização e agilizar na hora de definir a colocação e o tempo dos atletas, a Corrida de Reis utiliza o chip eletrônico, equipamento colocado no tênis dos corredores e que registra a classificação no momento da chegada. O aparelho também evita fraudes no meio do percurso.

HISTÓRIA

A Corrida de Reis foi realizada pela primeira vez em 1.985. O nome da prova surgiu em homenagem aos 3 Reis Magos (data religiosa comemorada no dia 6 de janeiro) e reunia nos primeiros anos da competição, uma média de 200 a 300 corredores – a maioria atletas de Mato Grosso.