O governo do Estado enviou nesta quinta-feira (10) o primeiro carregamento de ajuda material para três municípios que estão em situação de emergência e com moradores desabrigados pelas chuvas. O caminhão com mantimentos, roupas e água partiu de Campo Grande com destino a Dois Irmãos do Buriti, Anastácio e Aquidauana. A assistência vai chegar às famílias que estão temporariamente desalojadas pelas cheias do Rio Aquidauana e que estão abrigadas em locais públicos.
Por determinação do governador André Puccinelli, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) preparou no fim da tarde de ontem o carregamento dessa ajuda emergencial. Esta manhã, uma equipe da coordenadoria seguiu com o material para fazer a entrega. As 210 cestas básicas e as roupas – incluindo agasalhos – são parte do estoque de reserva mantido pela Cedec. A água potável está sendo fornecida pela Sanesul – inicialmente, 200 caixas com água envasada em copos.
Amanhã um novo carregamento vai seguir para Coxim, na região Norte, que está sofrendo inundações pelo Rio Taquari. O coordenador estadual de Defesa Civil, coronel Ociel Ortiz Elias, explica que essas quatro cidades, e mais Miranda (onde a própria prefeitura está prestando assistência aos cerca de 75 desabrigados), são parte do primeiro grupo que estabeleceu situação de emergência por causa das chuvas.
Em Dois Irmãos do Buriti, as doações do governo vão ser entregues diretamente na escola municipal que está alojando as famílias removidas de suas casas por causa da cheia. Em Anastácio, o descarregamento deve ocorrer na prefeitura, com apoio da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil. Em Aquidauana, a distribuição deverá ser feita a partir da unidade do Corpo de Bombeiros, que coordena a defesa civil municipal, com apoio de outros órgãos públicos. A assistência às famílias no município conta com a forte atuação das instituições militares das Forças Armadas.