A Prefeitura de Três Lagoas entregou na manhã desta sexta-feira (25) mais sete Licenças Operacionais do SILAM (Sistema Municipal de Licenciamento Ambiental). Os trabalhos de licenciamento concedidos pela Prefeitura iniciaram em junho de 2010 e, as primeiras Licenças Ambientais do SILAM foram entregues pela prefeita Márcia Moura no dia 1 de dezembro de 2010.
Até o momento 17 empresas de pequeno porte e que realizam atividades de impactos ambientais na cidade se regularizaram. Muitas ainda estão em processo de regularização, já que por Lei, desde o ano passado elas devem cumprir as normas ambientais estabelecidas pelo Governo do Estado, cabendo à Prefeitura a fiscalização.
“Essas regulamentações permitem que as empresas pequenas se adéquem ao meio ambiente, pois isso gera benefícios a cidade, e trazem qualidade de vida a população”, disse o secretário de Meio Ambiente, Mateus Arantes, que acrescentou: “o Poder Público é parceiro da iniciativa privada, e estamos aqui para ajudar e não só para fiscalizar”.
De acordo com Mateus, a meta é fechar o ano com pelo menos 80% das empresas regularizadas e as restantes em processo de regularização.
As sete empresas que receberam a licença do SILAM nessa sexta-feira tiveram a consultoria do Sebrae através do programa “Sebraetec” que incentiva e auxilia as empresas que tenham interesse em inovação tecnológica, subsidiando 80% da consultoria.
Para Jair Klauck, proprietário da empresa RKM Máquinas, adequar-se as Leis Ambientais é uma questão de responsabilidade e conscientização: “para mim o processo foi tranquilo, pois desde que montei a empresa sigo as normas que já é uma exigência do meu fornecedor”, destacou.
As empresas que receberam estas últimas Licenças Ambientais do SILAM são:
– Retífica Comando;
– RKM Máquina;
– Novo Horizonte Motor;
– Auto Peças Reparadora RM;
– Oficinas 2 Rodas;
– Oficina Boa Imagem;
– Lava Car do Lobo.